No dia 21 de março de 1960, em Johanesburgo - África do Sul, mais de 20.000 pessoas protestavam contra a Lei do Passe (que obrigava os negros portar um documento que restringia sua circulação no próprio país), foi duramente reprimida pela a polícia do regime do Regime Racista do apartheid, matando 69 pessoas e ferindo 186. Neste dia é lembrado mundialmente o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em referência ao Massacre de Shaperville.
A população negra de nosso país sofre diversos tipos de preconceito. Isso reflete de forma negativa na sociedade uma vez que envolve tratamento discriminatório e excludente a dado grupo social.
A população negra, ao longo da história, vem sofrendo discriminação e preconceito, por ser considerada uma raça inferior. A dominação de um povo sobre o outro foi o marco característico do racismo e da exclusão desse grupo étnico na sociedade.
A exemplo do que ocorreu em várias partes do mundo como o Apartheid, o nazismo e a escravidão. Na Alemanha, no período da Segunda Guerra Mundial, os nazistas liderados por Hitler subjugavam os judeus considerando-os um povo impuro. Para evitar a miscigenação o que viria a contaminar a raça pura, considerada por ele e seus adeptos como "ariana", era necessário o afastamento desse grupo que se realizou através do genocídio que por definição, o genocídio é a destruição deliberada e sistemática, no todo ou em parte, de um grupo étnico, racial, religiosa ou nacional; um massacre, em contraste, é um ato generalizado de assassinato maciço.
Não podemos permitir que nossa sociedade viva e assista estes acontecimentos, precisamos lutar e dar um basta à discriminação, injustiça e repressão.